O AMD Ryzen 7 5825U é um processador rápido e eficiente, ideal para uso diário. Ele consegue rodar muitos jogos leves e moderados, mas utiliza a placa de vídeo integrada Vega, que não é muito potente para jogos mais exigentes. Com memória RAM de canal duplo, o desempenho melhora, principalmente em jogos de e-sports. A maioria dos jogos AAA modernos precisa de configurações gráficas baixas para rodar sem problemas. No geral, ele é adequado para jogos casuais, mas não é o ideal para jogos de alta performance.
O Ryzen 7 5825U é uma opção decente para tarefas do dia a dia e jogos leves. A placa gráfica integrada Vega 8 ainda consegue rodar diversos jogos populares em configurações baixas e até mesmo médias. O FPS (fps) depende da RAM, da refrigeração e das configurações do jogo.
É um processador sólido para eSports. Valorant – 70-120 FPS (no mínimo). CS:GO, dependendo do mapa, varia de 80 a 140 FPS. Para League of Legends, você pode obter cerca de 100 a 160 FPS, o que é ótimo para jogadores competitivos. Como não são jogos muito pesados, a taxa de quadros ainda é alta.
Jogos de mundo aberto mais antigos ou menores funcionam perfeitamente bem. Nas configurações mais baixas de GTA V, você consegue de 40 a 60 fps. Skyrim pode rodar entre 45 e 70 fps, dependendo da área. Esses jogos são mais exigentes, então usar configurações baixas a médias ajuda a manter uma boa taxa de quadros.
A GPU Vega 8 dará conta de jogos atuais mais exigentes. Ela rodará Cyberpunk 2077, Hogwarts Legacy ou Red Dead Redemption 2 em torno de 15 a 25 FPS com configurações gráficas baixas. As opções visuais podem não ser as mais sofisticadas, mas são jogáveis se você reduzir a resolução para 720p.
De modo geral, o Ryzen 7 5825U é suficiente para jogos casuais e e-sports. É provável que você tenha uma taxa de quadros baixa em jogos AAA, a menos que reduza as configurações e a resolução.
A Vega 8 também tem um bom desempenho; no entanto, os gráficos Radeon oferecidos pelo Ryzen 7 5825U só conseguem lidar com jogos leves e casuais, pois a Vega 8 não é capaz de rodar títulos pesados ou mesmo jogos AAA da geração atual. Ela é integrada, o que significa que utiliza a memória do sistema. Portanto, pode-se deduzir que a GPU é mais semelhante à RAM do sistema/menos potente do que qualquer GPU dedicada para jogos. Mas ainda assim, ela consegue rodar títulos populares no mundo dos e-sports competitivos, como Valorant, CS:GO, Dota 2 e League of Legends. Para jogos com requisitos mínimos e médios, o desempenho é satisfatório.
Mesmo a Vega 8 consegue apresentar um desempenho decente em jogos mais antigos. Consigo rodar GTA V e Skyrim em configurações baixas com uma taxa de quadros jogável. No entanto, em jogos AAA mais recentes, a GPU não dá conta do recado, e você ainda terá uma taxa de quadros baixa mesmo nas configurações mais baixas. Esta é uma GPU para jogadores casuais, estudantes e pessoas que jogam principalmente jogos leves. Isso significa que a Vega 8 é adequada para jogos casuais e e-sports, não para quem quer desfrutar de jogos modernos de última geração com uma taxa de quadros fluida.
Considerando que o Ryzen 7 5825U possui gráficos Vega integrados e não tem memória dedicada, a melhor opção para um bom desempenho em jogos seria utilizar memória RAM de canal duplo. Caso contrário, ele precisa usar a RAM do sistema para qualquer processamento gráfico. Com memória RAM de canal duplo, a velocidade da memória é quase o dobro, o que impacta significativamente o FPS.
Memória RAM de canal único prejudica o desempenho em jogos, resultando em uma taxa de quadros por segundo (FPS) muito menor e mais travamentos em muitos jogos. No entanto, quando se trata de e-sports, os jogos podem obter um aumento de 20 a 40% ou mais no FPS com memória RAM em canal duplo. Jogos mais pesados ainda carregam mais rápido. A diferença pode ser enorme para jogos de tiro com gráficos semelhantes aos de consoles, como Valorant e CS:GO, que se beneficiam muito da memória RAM em canal duplo. Se você quer algo para jogos, o processador 5825U deve ter pelo menos 8 GB x 2 (16 GB em canal duplo). Isso pode ajudar a GPU a funcionar mais rápido e aumentar o desempenho do sistema.
Para muitos jogos, especialmente e-sports e títulos mais antigos, o Ryzen 7 5825U roda em 1080p sem problemas. Ele não é potente o suficiente para jogos AAA mais pesados (já que utiliza a placa de vídeo integrada Vega 8), mas executa jogos leves e médios perfeitamente bem. Jogos que rodam bem em 1080p com configurações baixas/médias incluem Valorant, League of Legends, Dota 2, Fortnite e CS:GO.
Esses jogos exigem menos processamento, proporcionando taxas de quadros suaves, e você pode jogá-los até mesmo com placas de vídeo integradas. O resultado é uma sensação fluida e responsiva que muitos jogadores alcançam bem acima de 60 fps.
Outros jogos de mundo aberto mais antigos ou menos exigentes, como GTA V, Skyrim, Fallout 4 e Rocket League, também rodam bem. No jogo, você verá de 40 a 60 FPS. Mas os títulos AAA modernos, mesmo com configurações de detalhes baixas, estão fora do alcance de uma jogabilidade fluida em 1080p — pense em Cyberpunk 2077, Hogwarts Legacy ou Elin Ring. Eles podem cair para menos de 25 FPS ou até mesmo travar, após o que a taxa de quadros fica instável. Reduzir a resolução para 720p ajuda a torná-los um pouco mais jogáveis.
O TDP (Thermal Design Power) do Ryzen 7 5825U pode variar de 15W a 25W, dependendo do fabricante do notebook. O TDP é basicamente o calor máximo que um processador pode produzir e, portanto, a potência do sistema. Em resumo, um TDP mais alto significa que o processador pode operar em frequências mais altas por mais tempo, mas também exige um resfriamento mais eficiente.
Com 15 W, o processador e a placa gráfica Vega operam com clocks mais baixos por questões de consumo de energia e dissipação térmica. Isso é normal em laptops finos e leves. Você pode esperar uma queda na taxa de quadros em jogos, e qualquer tarefa mais intensiva, como edição de vídeo ou multitarefa, será um pouco mais lenta.
As coisas começam a ficar interessantes a partir de 25W, e nesse ponto, o desempenho aumenta drasticamente. Isso permite que a CPU mantenha clocks mais altos e que a Vega 8 alcance mais FPS nos jogos. O mesmo se aplica a jogos de e-sports em geral, e isso simplesmente mantém todo o sistema mais ágil. Ao mesmo tempo, esse modo exige um sistema de resfriamento melhor para que o computador não superaqueça nem consuma muita bateria.
O TDP também afeta a limitação térmica. O processador, por outro lado, reduzirá sua frequência para evitar superaquecimento se estiver armazenado em um sistema de resfriamento inadequado. Isso é prejudicial ao desempenho em jogos e também a tarefas pesadas. Resumindo, com um TDP alto, o desempenho é extremamente fluido e os jogos parecem muito mais ágeis e rápidos, enquanto que com um TDP baixo, você busca maior duração da bateria, mas uma experiência mais lenta.
Oferece o equilíbrio certo entre desempenho e economia. Para tarefas do dia a dia, é mais do que suficiente e dará conta de uma variedade de jogos, desde os mais leves até os de e-sports. Com as configurações adequadas e um pouco de memória RAM em dual-channel, você terá uma experiência de jogo de alto nível. Isso não significa que seja ideal para jogos AAA modernos, e você passará um bom tempo esperando o carregamento de alguns elementos. Para todos, desde estudantes a usuários casuais, oferece uma experiência fluida e extremamente confiável. Mas se você busca altas taxas de quadros em jogos mais exigentes, então sim, uma placa de vídeo dedicada para PC é a solução.
O processador 5825U é, na verdade, bom o suficiente para rodar jogos AAA mais antigos (como GTA V e Skyrim) em configurações baixas ou médio-baixas com uma taxa de quadros jogável. Nesse caso, o desempenho deve ser decente.
O 5825U também apresenta desempenho quase idêntico ao 5800U e ao 5700U; os três têm desempenho em jogos praticamente igual, já que nenhum deles usa GPUs dedicadas, mas sim implementações gráficas VEGA em versões ligeiramente diferentes do silício baseado em Cezanne.
Para jogos leves e trabalho, sim. O processador é rápido e fluido, o que é ótimo para multitarefa, estudo/trabalho de escritório e jogos leves.
Você tem a opção de adicionar uma eGPU se o laptop incluir USB-C ou Thunderbolt; no entanto, nem todos os laptops com o processador 5825U vêm com portas de alta velocidade.
Notícias