PCs gamers podem durar bastante, desde que recebam limpeza, manutenção e atualizações regulares adequadas. Com essas medidas em vigor, um bom PC gamer pode durar de 7 a 10 anos ou até mais. Para referência, um PC gamer normalmente permanece relevante por quatro a seis anos antes de começar a cair em desuso. Ele durará mais com os devidos cuidados e algumas pequenas atualizações. O tempo específico dependerá da resistência das peças, da frequência de uso e do cuidado que você tem com o computador.
Então, é isso que faz um computador gamer durar mais.
Sabemos que um PC gamer dura anos, mas muitas vezes você perceberá que certas peças se desgastam mais rapidamente do que outras. Identificar os componentes que tendem a falhar primeiro pode ajudar você a planejar reparos ou substituições. Estes são os mais comuns:
A fonte de alimentação é um dos primeiros componentes a falhar. Ela está sempre ligada e gerencia grandes cargas de trabalho. Ela pode se deteriorar após alguns anos se não for de alta qualidade. Uma fonte de alimentação que começa a falhar pode levar outros componentes junto, portanto, uma fonte confiável vale o investimento.
Em um PC gamer, a maior parte da carga de trabalho recai sobre a GPU. Jogar por longas horas, em altas temperaturas e com gráficos pesados pode danificá-la. Até mesmo as ventoinhas da GPU podem travar, resultando em superaquecimento e falhas aceleradas.
As ventoinhas estão sempre girando, por isso se desgastam mais rapidamente do que outras peças. Quando param ou param, o calor se acumula dentro do PC, o que pode causar danos a outras peças.
Um disco rígido é um dos primeiros a falhar porque possui peças móveis; portanto, se o seu PC o utiliza, ele está entre os primeiros a falhar. Ler e escrever desgastam você com o tempo, ou você simplesmente quebra mais lentamente. Os SSDs têm uma vida útil mais longa, mas ainda podem falhar após anos de uso.
Falhas na placa-mãe não são comuns, mas podem ocorrer quando há um pico repentino de energia, superaquecimento da placa-mãe ou quando há conexões defeituosas ou danos físicos à placa. A falha na placa-mãe geralmente resulta em custos de reparo inacessíveis, já que todos os componentes dependem dela.
Normalmente, as falhas na maioria dos PCs gamers se originam na fonte de alimentação, na GPU ou nas ventoinhas. Se as peças certas forem usadas, submetidas a um resfriamento adequado e limpas regularmente, você pode manter essas peças funcionando corretamente. Pode ser tentador tentar atingir o desempenho máximo do PC fazendo overclock constante na CPU e na GPU, mas mais nem sempre é melhor.
O overclocking envolve fazer com que os componentes do seu computador, como a CPU ou a GPU, operem a uma velocidade maior do que a configuração padrão permite. Isso permite melhor desempenho em jogos e exige que os componentes funcionem com mais eficiência. O hardware esquenta mais durante a operação, excedendo o limite. O excesso de calor é um dos principais fatores que contribuem para o aumento do desgaste das peças.
Um overclock pode reduzir a vida útil de um PC gamer se o sistema de refrigeração estiver fraco. Isso requer ventoinhas, refrigeração líquida ou dissipadores de calor para dissipar o excesso de calor. Se não houver um bom resfriamento disponível, o sistema pode superaquecer, levando à falha prematura do sistema. Outro risco é o estresse energético. Como o overclocking consome mais energia, isso sobrecarrega a fonte de alimentação e outros componentes. Esse dano pode se acumular.
Com overclocking seguro e resfriamento adequado, no entanto, isso pode não afetar significativamente a vida útil. A maioria dos gamers faz overclock e usa seus PCs há anos sem problemas. No entanto, a vida útil de um sistema com overclock costuma ser menor em comparação com um sistema sem overclock. O overclocking pode levar à deterioração da vida útil se aplicado de forma descuidada. Resumindo: o impacto é leve, mas ainda existe com configurações cuidadosas e resfriamento ultraeficiente.
A longevidade de um equipamento gamer é amplamente determinada pela sua boa manutenção. Os inimigos das peças do computador são poeira, calor e desgaste. Você pode resolver esses problemas simplesmente limpando e mantendo o sistema, permitindo que seu PC funcione sem problemas por muitos anos. Mantendo as rodas no chão: Ventoinhas e saídas de ar, quando cheias de poeira, não conseguem resfriar as partes de um PC. Limpe as ventoinhas e saídas de ar; o ideal é abri-las para uma passagem completa em ambientes internos, se possível. Se o fluxo de ar for prejudicado por sujeira e fuligem, o calor se acumulará, o que reduz a vida útil da GPU, CPU e fonte de alimentação. Um sistema limpo sempre terá um desempenho melhor e durará mais.
A manutenção também inclui atualização de software, drivers e segurança. Ela previne bugs, travamentos e vírus que podem travar ou destruir um PC com o tempo. Como a consistência da pasta térmica pode se degradar com o tempo, removê-la e substituí-la por pasta nova a cada poucos anos na CPU/GPU manterá o resfriamento eficaz. Troque as ventoinhas antigas antes que elas quebrem, pois elas causarão superaquecimento do sistema.
Quando um PC recebe a manutenção adequada, ele dura pelo menos 2 a 3 anos mais que um mal conservado. Com a manutenção adequada, alguns computadores gamer podem até funcionar perfeitamente por 7 a 8 anos. Resumindo, a manutenção não é apenas uma vida, mas também uma garantia de economia de custos, pois pode evitar falhas prematuras de peças e substituições caras.
Devido ao seu design e componentes, laptops gamers e desktops têm vidas úteis diferentes. Geralmente, um desktop dura mais que um laptop. Enquanto um desktop pode ser eficiente por 5 a 8 anos, um laptop gamer tem uma vida útil de 3 a 5 anos. As peças dos laptops são compactadas porque eles são menores em tamanho em comparação com os PCs de mesa. Isso gera calor adicional, fazendo com que os componentes falhem mais cedo. O resfriamento também é muito pior em laptops do que em desktops.
Devido ao seu tamanho maior, os desktops têm fluxo de ar superior e sistemas de resfriamento mais potentes. Isso aumenta a longevidade de componentes como GPUs e CPUs. Upgrades são mais fáceis em desktops. Você pode substituir a GPU, a CPU, a RAM ou o disco rígido para uma vida útil mais longa. Em laptops, os upgrades são limitados.
O mesmo se aplica a jogos pesados: reduz a vida útil de ambos. Os laptops, no entanto, saem de moda mais rápido porque não são facilmente atualizáveis. A vida útil dos laptops também se deve à degradação da bateria ao longo do tempo. Embora existam maneiras de fazer um laptop e um desktop durarem mais, os desktops geralmente levam vantagem em termos de longevidade.
Com os devidos cuidados e uso, um PC gamer pode durar muitos anos de uso intenso. Vida útil: Desktops tendem a ter uma vida útil mais longa do que laptops devido aos componentes que contêm, como GPU, CPU e PSU, em particular. Com limpeza regular, resfriamento adequado e uso razoável, ele pode durar muitos anos sem comprometer sua velocidade e confiabilidade, garantindo que você tenha um PC gamer rápido e confiável por um longo período.
As GPUs têm uma vida útil de cerca de 4 a 6 anos, dependendo do uso, resfriamento e qualidade.
Se a CPU for mantida fria e não sofrer overclock excessivo, ela pode durar de 6 a 10 anos.
Cinco anos depois, melhorar suas peças lhe dará mais valor pelo seu dinheiro do que substituí-las todas de uma vez.
Geralmente, um SSD tem uma vida útil de 5 a 10 anos, o que depende do número de ciclos de gravação e da capacidade de armazenamento.
Notícias